terça-feira, dezembro 26, 2006

ESTRADAS NEGRAS, MUITO NEGRAS...



Ainda a quadra não acabou, e nas últimas horas, registaram-se menos acidentes, mas com mais mortos, para já, face ao ano anterior. Nunca é demais lembrar, que a estrada, e seus utilizadores, fazem das cenas mais tristes que o ser humano conhece pois perdem-se, pais, filhos, netos, avós, primos, etc. Mas ainda esta provisória contabilidade trágica não estava feita, já havia indicadores do ACP, que indicavam que este ano seria um ano de menos acidentes. Não pelas medidas implementadas pelo governo (ZERO), mas pela recessão económica que o país atravessa, quem o diz é o director da PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa). Todos os anos por esta altura, e outras de grande festim, acumulam-se as manobras perigosas, a condução sob o efeito do álcool, o excesso de velocidade, aliados ás más condições climatéricas (gelo, chuva e nevoeiro), e somam vítimas mês após mês e ano após ano, numa contabilidade necrológica.

Ora quando o Governo, quer chamar a si os louros de menos acidentes, devia pensar bem antes de dizer qualquer coisa, já que um dos cortes mais feroz no OE deste ano foi sem dúvida a fatia da PRP, que não teve dinheiro para nenhuma campanha de sensibilização junto dos condutores. Também é certo e sabido que 90% dos acidentes se deve à falta de civismo dos condutores e à fraca instrução dos mesmos, já a última (a instrução) devia ser fortemente provida de centros que prestassem um serviço de educação capaz de fazer face as exigências de hoje em dia, e dou exemplos:
  1. Criação de parques próprios, onde os instruendos da condução pudessem aperfeiçoar, as técnicas de condução, e a condução defensiva, dotando este centros de condições atmosféricas simuladas como já acontece em vários países industrializados.
  2. Educação cívica, legislação, e mecânica, de carácter teórico mas aliados à prática.
  3. Reciclagem de 5 em 5 anos, para cidadãos encartados, fornecendo-lhes dados estatísticos dos acidentes, sua gravidade, consequências e causas. Passando por partes práticas de condução em condições atmosféricas adversas.
São sem dúvida só 3 pontos como exemplo, mas acho que com estas medidas o estado, estariam a ser criados mecanismos de defesa da vida humana, e a fomentar a educação cívica, pois é uma autêntica guerra o que muitos condutores, que sendo excelentes pessoas fora de um carro, entrando dentro deste, ao volante, transformam-se em autênticos BICHOS, que nem num Zoológico com falta de animais os aceitariam com receio da própria vida dos restantes inquilinos.

Como cidadão, como utilizador das estradas portuguesas, mas principalmente como Pai, marido e ser Humano, apelo a todos os governantes que ponham a mão na consciência e digam:

BASTA DE MORTES NAS ESTRADAS!

2 comentários:

Anónimo disse...

AMIGOS NAO SERA MAIS FACIL ACRESCENTAR DESDO O 1 ANO DO CICLO COMO DISCIPLINA OBRIGATORIA A PREVENCAO RODOVIARIA COMO TEORIA E PRATICA UMA HORA POR SEMANA TERIA MOS FORMACAO E DISCIPLINA DESDE OS 9 ANOS QUANDO O ALUNO/A QUISSECE UMA ACELERA AOS 15 ANOS JA TINHA APRENDIDO A ANDAR NA RUA DE BICICLETA SENDO ASSIM ATE O 12 ANO JA ESTAVA O ALUNO/A PREPARADO PARA PODER TER O SEU CARRO OU MOTA
SIMPLES MAS CHATO PARA AS ESCOLAS DE CONDUCAO POIS ACABARIAM OS TACHOS E CUMPLICIDADES COM OS VARIOS ORGAOS, SE COMECARMOS A APOSTAR NA FORMACAO DESTE CEDO CERTO VAMOS COLHER FRUTOS DEPOIS
POIS O CIVISMO FAZ PARTE DA EDUCACAO E QUEN NAO A TEVE NAO E COM MULTAS QUE VAI APRENDER POIS QUANDO TIVER DOIS TOSTOES NO BOLSO VAI SE ESQUECER RAPIDO DAS MESMAS .
APOSTEM NA ESCOLA E DEIXEM OS JOVENS ESTUDAR PARA VER SE AO MENOSDENTRO DE ANOS PORTUGAL SEJA UM CANTINHO A BEIRA MAR PLANTADO.DEIXO A MINHA OPINIAO UM ABRACO.MANUEL OLIVEIRA

Bichodeconta disse...

Que verdade tão grande para que não seja vista!!! Esse apelo eu deixei hoje no meu desejo de feliz Páscoa ,, para que todos sem excepção ponham a mão na consciencia, e digam BASTA . Façam destes dias dias de festa, não de matança... Um abraço.. Páscoa feliz, felizes sejam todos os vossos dias... Ell